Entenda as variáveis do mercado externo que precisam ser consideradas num plano de internacionalização

Quando falamos em exportação, uma série de variáveis precisam ser consideradas antes de iniciar um processo de internacionalização. É preciso se perguntar, antes de mais nada, estou pronto para exportar? Minha empresa tem condições de iniciar um processo de exportação?

Muitas pessoas quando pensam em exportar, iniciam com a pergunta “Para onde vou exportar?”. Mas, iniciar o processo pelo mercado-alvo é equivocado e pode levar ao fracasso do seu processo de exportação.

Vamos falar hoje sobre as variáveis que precisam ser analisadas para saber se sua empresa está pronta para exportar. 

Variáveis do mercado internacional

Custos

Os custos podem impedir uma exportação se não forem analisados com cautela. O mercado externo pode, muitas vezes, exigir preços menores, características diferentes do produto, fornecedores com qualidade e preços diferentes.

Além disso, também precisam ser analisados no seu custo exigências externas de maior automação, processos de produção mais competitivos, desenhos mais inovadores. Será necessário adequar, por exemplo, embalagens.

Preço

Será necessário conhecer a estrutura de custos da exportação, de logística, de importação e de comercialização do produto no país de destino. 

Câmbio

A flutuação das taxas de câmbio podem tornar o produto mais ou menos competitivo. Por isso, será necessário um monitoramento contínuo da variação do câmbio nos países para os quais se deseja exportar. 

Cenários internacionais

Será necessário acompanhar o desenvolvimento das economias dos principais países com um importante potencial de negócios para a exportação da empresa, acordos internacionais, fluxos de comércio, entre outras coisas, para identificar as melhores regiões do mundo em termos de competitividade. 

Feiras no exterior podem ajudar nessa análise. Entenda como elas ajudam na internacionalização da sua empresa!

Logística

Conhecer a fundo a estrutura de custos desde o armazém da empresa até o destino final é essencial para que o produto seja competitivo. Uma logística mal feita pode atrapalhar – e muito – seu processo de exportação. 

Política alfandegária

Cada país tem procedimentos específicos nas alfândegas e os entraves no processo de exportação  podem ser enormes se não se conhecer bem a “mecânica” das alfândegas. 

Cultura

As diferenças culturais dos países, seja na negociação ou no consumo, podem impedir o sucesso do seu negócio. 

Legislação

Leis existentes no país de destino podem inviabilizar o seu comércio exterior e você precisa estar atento. 

São exemplos de legislações que precisam ser conhecidas a fundo: legislação de importação, de marcas e patentes, de proteção do consumidor, de contratos internacionais e trabalhista. 

Elas são alguns exemplos de regulamentos que podem criar sérias barreiras se não forem estudadas a fundo com especialistas no assunto. 

Leia mais notícias sobre exportação!

Um bom processo de exportação precisa analisar essas variáveis. É preciso ter certeza que está pronto para exportar antes de iniciar o processo de internacionalização propriamente dito.

Teste a maturidade da sua empresa! Veja se está pronto para exportar!

Acompanhe a B21 no Instagram!