Fique atento a diferentes significados culturais quando for a uma reunião de negócios internacionais

Quando falamos em uma negociação internacional, vários fatores precisam ser considerados por serem diferentes e terem diversos significados e importância em cada país. É preciso ficar atento às diferente culturas no comércio exterior. 

O que vale no Brasil e tem um significado menor, pode ser ofensivo ou arrogante em outra cultura. Veja algumas questões culturais que têm diferentes significados em outros países.

Tempo 

Em alguns países, “time is money” e começar uma negociação com papo furado pode atrapalhar e muito seu negócio. 

Em outros, ir direto ao ponto pode atrapalhar uma relação duradoura porque valoriza-se as negociações mais lentas. 

É importante saber mais sobre as pessoas daquele país para não errar nos assuntos que vão iniciar ou amenizar uma conversa, por exemplo. 

Formas de dizer não

Latinos costumam “adoçar a pílula amarga”, dando várias voltas para dizer não quando não têm interesse em fechar o negócio. 

Por outro lado, pessoas de países anglo-saxões são mais pragmáticos e vão direto ao ponto. Não sofrem nada para dizer não. 

Uso do primeiro nome

Em países como Itália, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha, o apropriado é chamar as pessoas pelo sobrenome juntamente com o título acadêmico (“doutor”, “engenheiro”, “contador”, entre outros), mesmo após muito tempo de conhecimento recíproco. 

Já na América Latina, com exceção de poucos países, costuma-se chamar as pessoas por “tu” ou “você” desde o primeiro contato. 

Fique atento a essas questões de culturas diferentes em comércio exterior. Chamar pelo primeiro nome, em alguns lugares, pode dar a sensação de “invasão de privacidade” e atrapalhar seus negócios.

Presentes

Em alguns países, pode ser ofensivo e até considerado tentativa de suborno trocar presentes em reuniões de negócios. 

Na China, por exemplo, presentes nas cores banco, azul ou preto não são recomendáveis porque são cores associadas à morte. 

No Oriente Médio, quadros de mulheres ou animais domésticos são considerados extremamente inoportunos. 

Assim como presentear com 4 objetos de uma vez, no Japão, é como convidar para um funeral, já que 4 é o número da morte. 

Planejamento e organização

Prepare-se para sua reunião conhecendo melhor sobre a cultura do local que você pretende iniciar um negócio. 

Planejamento e organização são grandes aliados do comércio exterior e isso vale também quando falamos de estudar culturas diferentes. 

Não sabe para onde quer exportar? Entre em contato conosco!

Acompanhe a B21 também no Instagram!