Entenda o que são e a função das certificações nos produtos que serão comercializados internacionalmente

Quando falamos em exportar um produto para outro país, uma série de exigências fazem parte do processo e entre elas estão as certificações no comércio exterior. 

Além de outros documentos, regras e procedimentos, as certificações são exigidas em algumas negociações e podem ser o diferencial entre o consumo final do produto ou não pelos clientes. 

O mercado no comércio exterior é exigente. E as certificações servem como uma espécie de “atestado” que diz ao mercado global que aquela empresa segue as melhores práticas em determinada atividade, definidas pela organização por trás da concessão do selo. 

O que são as certificações no comércio exterior

Certificações no comércio exterior são documentos que mostram ao consumidor – e aos atores envolvidos no processo de internacionalização, os compradores, intermediários – que a empresa que as possui cumrpiu uma série de requisitos para obtê-las. 

Esses requisitos variam de acordo com o tipo de produto e segmento. Mas, na grande maioria das vezes, dizem respeito aos padrões de produção, armazenagem e comercialização de produtos.

As certificações podem ser emitidas por organizações da sociedade civil ou instituições públicas. Algumas são obrigatórias e podem inviabilizar o comércio exterior caso sejam ignoradas. 

Outras, por sua vez, são facultativas – mas sem dúvida pesam na hora da decisão de quem vai importar e colocar seu produto no mercado. 

Segmentos e certificações diferentes

As certificações variam completamente de um segmento para outro. 

Os documentos certificam que aquele produto segue aquele padrão recomendado e, muitas vezes, aquela certificação se tornará um selo que estampará o produto. 

No caso de produtos alimentícios, por exemplo, temos algumas importantes como FairTrade, Gluten-Free, NonGMo. 

FairTRade

Fairtrade é um movimento global que significa comércio justo. A certificação fairtrade é concedida pela Fairtrade International e atesta que aquele produto que está sendo comercializado foi produzido seguindo os princípios de comércio justo.

Cada membro da cadeia produtiva (de produtores a comerciantes) possui regras específicas que devem ser seguidas para a obtenção dessa certificação no comércio exterior e do selo fairtrade. Produtores e comerciantes de mais de 115 países participam da rede.

Non-GMO Project 

O selo Non-GMO Project verifica que o produto é livre de ingredientes transgênicos.

Gluten-Free Certification Program (GFCP) 

Foi projetado para proteger os consumidores com distúrbios relacionados ao glúten, confirmando que um produto atende aos rígidos padrões de segurança sem glúten que podem ser vendidos em todo o mundo.

Acompanhe a B21 também no Instagram!

Veja mais notícias da B21 Import & Export sobre comércio exterior!