Saiba como planejar seu processo de internacionalização com a B21 

Com a suspensão de muitos negócios devido à pandemia do novo coronavírus, é tempo de parar e planejar. Planejar a execução da sua internacionalização para que a exportação tenha mais chance de sucesso e traga mais resultados para a sua empresa.

É essencial pensar cada etapa, organizar seu negócio e adaptar tudo que é preciso para, quando nossa rotina voltar ao normal, você estar pronto para começar a exportar.

Plano de internacionalização

E o primeiro passo de um bom planejamento de exportação é a criação de um plano de internacionalização.

A elaboração do plano de internacionalização é um conjunto de ações nosso, da B21, com o cliente. Um projeto de médio prazo que dura, em média, 6 meses.

Juntos iremos avaliar a empresa, desenvolver a estratégia, preparar o negócio e produto para atingir o mercado internacional.

Adequações para exportação

São várias as adequações necessárias que serão identificadas no plano.

Adequações em relação à equipe interna para novas rotinas que vão surgir com o processo e adequações no produto ou serviço para os mercados selecionados a partir de pesquisa consistente de mercado, por exemplo. 

Para um bom processo de exportação, é preciso verificar a capacidade da empresa de produção e consultar barreiras tarifárias e não tarifárias.

O preço do produto após todo o processo precisa ser competitivo e isso tudo é verificado na criação do plano de internacionalização. 

Escolha do mercado

A escolha do mercado-alvo também faz parte do processo de planejamento da exportação. É preciso entender onde seu negócio se encaixa melhor e será melhor recebido. Afinal, você não quer ele esquecido nas prateleiras, né?

Na próxima semana vamos falar sobre a adequação das embalagens para a exportação. 

Acompanhe a B21 no Instagram e fique por dentro das dicas!

Mais notícias da B21!