Internacionalização de produtos pode gerar uma série de vantagens e melhorias para seu negócio

Tornar uma empresa internacional não é fácil. O processo de internacionalização tem várias fases e exige um trabalho completo da empresa, mas tem uma série de vantagens. Conheça neste post os benefícios da exportação para seu negócio.

O primeiro benefício é a expansão do negócio e um aumento do faturamento. Mas ainda é possível obter outros benefícios com a exportação, como explica a especialista em Comércio Exterior e Direito Internacional da B21, Anna Bastos.

Aumento da produtividade

Quando você aumenta a produção para atender as novas demandas e exportar os produtos, existe uma consequente redução dos cusgos fixos e da capacidade ociosa. Isso aumenta a produtividade da empresa.

Redução da dependência do mercado interno

Quando há opções de venda e lucratividade fora do país, as instabilidades e oscilações de mercado interno deixam de ser tão impactantes.

Dessa forma, quanto mais diversificada for a carteira de clientes, maior a chance de sucesso com o negócio.

Incentivos do governo

O Brasil tem uma série de incentivos para que o empresário exporte seus produtos. Alguns deles são os programas de Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC) e o de Adiantamento sobre Cambiais Entregue (ACE). Por meio deles, empresas que transportam produtos podem captar recursos a juros internacionais menores do que o praticados no Brasil.

Além disso, há também redução de tarifas para o exportador e tributação diferenciada. As exportações são livres de impostos como: ICMS, IPI, PIS, COFINS e caso tenha adquirido insumos com este custo tributário, sua indústria gera crédito tributário

Fortalecimento da imagem da empresa

O reconhecimento do público e do cliente é extremamente importante para as marcas e o exportador transmite uma ideia positiva de que se trabalha com qualidade e possui reconhecimento internacional.

Acompanhe a B21 no Instagram!

Acompanhe outras notícias sobre Exportação, Importação e Comércio Exterior.